Você já tuitou hoje? Não? Então leia este texto e, se gostar, você pode tuitá-lo para seu amigos.  Se eles também gostarem, podem ainda retuitar para mais amigos. É, não tem jeito, essa palavrinha adaptada do inglês tweet (uma onomatopéia para o som produzido pelos pássaros) já tomou conta de nosso vocabulário, embora não esteja sozinha.

Os estrangeirismos no português começaram a ficar freqüentes com a popularização da internet, sendo que, poucas vezes, são substituidos por palavras de nosso idioma. Isso se dá pelo fato de, geralmente, não haver termo correlato que tenha igualdade de sentido ou, mais comum ainda, que não soe estranho aos ouvidos. Afinal, muitos já visitaram um site legal, onde fizeram o download daquele vídeo disponibilizado com Creative Commons.

Como a internet é, ao menos teoricamente, um espaço sem fronteiras regionais, fica difícil querer adaptar todo novo termo, pois os próprios usários os assimilam e utilizam num piscar de olhos. Mesmo que ‘defensores’ de nosso idioma reclamem, não há cabimento nem necessidade do aportuguesamento de tudo que vem de outras línguas, como fazem os islandeses, por exemplo, embora estes tenham seus motivos para isso.

A onda do Twitter chegou impondo um novo conceito de comunicação e é claro que isso não demorou muito para cair no gosto dos brasileiros. No caso do Twitter, micro-blogging lançado em 2006, as influências não ficam apenas em novas palavras. O tipo de comunicação que é bandeira do site (textos de 140 caracteres) já virou sinônimo de síntese, resumo. Por isso, não estranhe se algum dia alguém pedir para você tuitar algo que está dizendo e parece longo demais.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s