Sim, este é um post mal-educado, mas também educativo, embora isso pareça paradoxal. Como assim? Acontece que as línguas tem um funcionamento relativamente complexo, mas muita coisa pode ser esclarecida e desmistificada sendo mudado o ponto de vista. Não ficou claro? Vamos lá: um palavrão é palavrão por que assim se convencionou que ele fosse usado, bem como o nome de uma fruta tem uma origem que foi convencionada para este fim.

Imaginemos uma língua fictícia. Tiramos dela duas palavras: traschorny e sindarta. Qual delas você acharia que, nessa língua fictícia, seria um palavrão? Qual seria o nome de uma fruta? Independente de sua escolha, ela é resultado de seu ponto de vista sobre as expressões linguísticas. Você acha que a palavra poniedziałek ( do polonês) poderia ser um palavrão? *

Para os conservadores de plantão, vale ressaltar que palavrões fazem parte de quase todas as línguas e são usados pela quase totalidade das classes sociais e faixas etárias, obviamente com maior ou menor freqüência, dependendo da combinação de ambos os fatores. Uma palavra geralmente recebe essa classificação por pura convenção. Abaixo, listamos os palavrões mais comuns em português e sua respectiva origem:

  • Caralho: do latim caraculu (pequena estaca). Era o nome dado ao topo dos mastros nas antigas embarcações.
  • Puta: do latim putta (menina). Na mitologia romana, puta é a deusa menor da agricultura. Segundo uma das versões, a etimologia do seu nome vem do latim e seu significado literal é poda. As festas em honra a esta deusa celebravam a poda das árvores e, durante estes dias, as sacerdotisas manifestavam-se exercendo um bacanal sagrado (prostituíam-se) honrando a deusa.
  • Foder: do latim futuere (penetrar ou escavar)
  • Cu: do latim culus (palavra vulgar para nádegas)
  • Porra: do espanhol (sinonimo de porrete ou cassetete)
  • Boceta: do latim buxide < buxis (caixa)
  • Cacete: do francês casse-tête (originalmente essa expressão significa quebra-cabeça, mas foi associada a um pedaço de pau grosso e curto, usado pela policia para dispersar multidões)

Faltou alguma coisa? Deixe um comentário e atualizaremos o post com sua sugestão.

*Poniedziałek significa segunda-feira.

Anúncios

Um comentário em “Ah, vai pra…

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s