Apesar do consumismo e do sufoco dos preparativos, o Natal ( das Weihnachten) continua sendo tradição na Alemanha. As pessoas vão à igreja, ouvem-se canções natalinas em todas as partes e velhos costumes são revividos. Umas das tradições mais cultivadas é da árvore de Natal (der Weihnachtsbaum), embora no início, a Igreja contestou inteiramente a tradição de origem pagã. Somente há cerca de 100 anos é que o pinheiro natalino passou a enfeitar também os templos cristãos.

Até então, ele estava mais ligado a costumes dos povos germânicos, anteriores à cristianização: no inverno, eles penduravam galhos de pinheiro sobre as portas das casas, no estábulo e nos tetos das moradias. Com suas folhas em forma de agulha, o pinheiro devia espantar maus espíritos, raios e doenças. Além disso, o verde dos ramos simbolizava então a expectativa em relação à chegada da primavera e ao fim do inverno.

Atualmente cerca de 22 milhões de árvores de Natal enfeitam as residências alemãs todos os anos. Para os alemães, independentemente da religiosidade de cada um, a árvore de Natal é um símbolo de paz, tranqüilidade e introspecção. Quando se pergunta às pessoas sobre o motivo de tal ligação com o pinheiro natalino, a resposta é quase sempre a mesma: o Natal é uma festa das crianças. E delafaz parte a árvore, que alegra as crianças. Para os adultos, o pinheiro enfeitado suscita ternas recordações da infância…

Mas, a curiosidade linguística da vez  fica por conta do “Weihnachtsmann”. Muitas crianças acreditam em Papai Noel. Porém, quando se diz a um adulto que ele ainda acredita em Papai Noel, “Du glaubst wohl auch noch an den Weihnachtsmann!“, significa que acha-se essa pessoa  ingênua.” Ruth glaubt, dass im neuen Jahr alles besser wird. Die glaubt wohl auch noch an den Weihnachtsmann.“ Ou seja, Ruth acredita que tudo será melhor no ano novo. Ela provavelmente ainda acredita em Papai Noel!

Anúncios

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s