“Wutbürger” foi escolhida a palavra de 2010. Segundo a Associação para a Língua Alemã, em Wiesbaden, responsável por promover a eleição todos os anos, o termo representa a indignação da sociedade com as decisões políticas  tomadas sem a sua participação.

A segunda colocada da lista, “Stuttgart 21”, é o melhor exemplo de “Wutbürger”. A expressão, bastante presente na mídia e nas ruas da Alemanha no segundo semestre deste ano, descreve a proposta de transformação da estação central de Stuttgart em uma estação subterrânea de trânsito facilitado.

O terceiro lugar ficou com Sarrazin-Gen”, em alusão as discussões acerca do ex-Ministro das Finanças da Alemanha, Thilo Sarrazin, e o seu livro “Alemanha em queda”, que faz polêmicas declarações sobre os imigrantes que vivem no país. Palavras como “Cyberkrieg” (Guerra virtual), “Wikileaks”, “schottern”, “Aschenwolke” (Nuvem de fumaça,) “Vuvuzela”, “Femitainment” e “unter den Eurorettungsschirm schlüpfen”também conseguiram seu lugar na lista.

A eleição das dez palavras do ano é realizada desde 1971. Ela destaca as palavras que estiveram presentes no debate público durante  o ano. Geralmente fazem uma excelente retrospectiva dos principais fatos do período.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s