A língua inglesa consegue ser ao mesmo tempo complexa, flexível e ainda altamente expressiva. Está em permanente mudança, respondendo ao mundo que a cerca e absorvendo elementos de outras línguas e culturas com as quais entra em contato. E com o árabe não foi diferente, relação que vem desde os soldados que voltavam das Cruzadas e traziam consigo influências e ligações com o mundo árabe, até a astrologia e alquimia, campos nos quais o mundo árabe desempenhou importante papel ao longo da história.

A maioria dos falantes do inglês mal imagina que muitas vezes estão usando palavras de origem árabe. Estima-se que a língua inglesa possua cerca de 10.000 palavras que tiveram origem na língua árabe. Essa influência começou a tomar lugar entre os séculos 8 e 12, quando o Império Islâmico passou a se expandir no Mediterrâneo. Palavras como alcohol, algebra, algorithm, almanac, banana, caliber, guitar, lemon, mattress, pie, tulip são apenas alguns exemplos. Mesmo hoje a língua árabe continua conquistando lugar nos dicionários de inglês, com a incorporação do léxico de áreas específicas, como é o caso da gastronomia, responsável por colocar kebab, couscous, falafel e hummus na boca dos falantes do inglês, literalmente.

Por 1.000 anos o árabe foi a língua mais utilizada no comércio internacional, ciência e política, assim como o inglês é hoje a língua predominante nesses campos. De fato, o inglês vem incorporando há séculos muitas palavras do árabe, seja de forma direta, ou ainda através de outras línguas, como o espanhol.

Traduzido e adaptado de: LexioPhiles – Arabic influence on English language

Anúncios

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s