Google.org, o braço filantrópico do Google,  acaba de apresentar seu mais novo projeto: Endangered Languages, um portal que reúne mais de 3.000 línguas ameaçadas de extinção. A idéia é criar uma comunidade global para o registro de informações e conteúdos nessas línguas que sejam acessíveis a todos. Esse tipo de trabalho não é novo, já que entidades como a SIL (Summer Institute of Linguistics, Inc) e a UNESCO possuem projetos semelhantes, valendo ressaltar que a primeira trabalha ativamente junto às comunidades em projetos de educação e manutenção de suas línguas. 

Claro que o apelo popular do Google pode ajudar a alavancar um projeto desse tipo, despertando o interesse das pessoas. Atualmente são conhecidas mais de 6.900 línguas, das quais metade se encontra em risco. Estimativas apontam que em 50 anos tais línguas não terão mais falantes nativos, tornando-se assim línguas mortas. O objetivo do portal Endangered Languages consiste não só não catalogação, mas também na disponibilidade de material que possa ser acessado por leigos e especialistas, de forma prática e organizada.

 No site, cada língua tem sua própria página com estatísticas, grau de risco, número de falantes, origem, ente outras informações. Em breve estarão disponíveis também vídeos do YouTube, livros do Google Books e documentos enviados pelos próprios usuários. Alem disso, há também a possibilidade de criação de um fórum. Baseado no Google Groups, que permite o contato direto entre falantes e pesquisadores de uma determinada língua.

 Apesar da iniciativa, não há por parte do Google sinal de que vá estender o portal ao seu famoso tradutor, uma ferramenta que contribuiria significativamente para a divulgação e pesquisa de tais línguas.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s