Girl Talk by deanwissing on FlickrSe você está estudando uma língua estrangeira, sabe bem das dificuldades que os adultos e adolescentes enfrentam na aquisição de um novo idioma. Isso acontece porque depois da infância nosso cérebro começa a estabelecer padrões lingüísticos (em geral aqueles correspondentes à nossa língua materna). Esses padrões moldam nossa mente, juntamente com o conhecimento de mundo que adquirimos em nosso desenvolvimento.

E onde os bebês entram nisso? Eles são privilegiados, pois ainda não estão regulados por tais padrões, tendo portanto muito mais facilidade de assimilar novos sons, ritmos, e outros componentes fundamentais para a aquisição de uma segunda língua. Isso acontece porque temos para a linguagem uma janela de aprendizagem, que vai mais ou menos até os 7 anos de idade. A partir de então há uma queda sistemática, que atinge um grau quase nulo após a adolescência (ver gráfico).

Aquisição de nova língua

Aquisição de L2

Partindo disso, a especialista em aquisição de linguagem Patricia Kuhl traz em sua palestra as mais recentes descobertas sobre o assunto, procurando caminhos para entender como funciona esse processo nos bebes e o que nós podemos aprender com eles.

Quer ver mais vídeos sobre língua e linguagens? Basta clicar na tag Veja língua

Anúncios

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s