Quem fala mais de uma língua tem de responder constantemente à mesma questão: em qual língua você pensa? Se a resposta for a de que pensam em somente uma língua, a reação mais comum é a seguinte:”Ah, então essa é a sua língua mais forte”. Essa mesma questão recai na hora de saber em qual língua os bilíngües sonham.

A primeira coisa a se considerar é que, de fato, pensar ou sonhar pode ser independente de uma língua. Quando bilíngües dirigem, caminham na rua, ou praticam exercícios, não necessariamente constroem seus pensamentos numa língua particular. Filósofos e psicólogos concordam na idéia de que pensamentos podem ser espaço-visuais ou envolver outros conceitos não-lingüísticos.

Mas então o que nos faz acreditar que pensamos em uma língua? Isso acontece porque a linguagem intervêm como um estágio tardio do planejamento de falar, como uma espécie de discurso interno.

Em um estudo feito com bilíngües e trilíngües, os participantes foram questionados sobre a língua em que pensavam. Cerca de 70% disseram pensar em todas as línguas que dominavam. O resultado não foi surpresa, já que bilíngües e poliglotas desenvolvem a capacidade de usar esses idiomas em diferentes situações.

E quando sonhamos? Bilíngües e trilíngües afirmam sonhar em todas as línguas que dominam, dependendo do sonho. Mais uma vez a situação ou o interlocutor é determinante nesse processo, definindo o uso de uma ou de outra língua.

Um importante dado sobre os sonhos dos bilíngües é que, em alguns casos, houve relatos de participantes que sonharam falar fluentemente uma língua, quando de fato não a dominam. Em um dos casos, um bilíngüe relatou sonhar falando russo fluentemente, sendo que sabia bem pouco do idioma. Com o tempo, percebeu que na verdade havia misturado no sonho tcheco e eslovaco.

Traduzido e adaptado de: Psychology Today

Anúncios

2 comentários em “Pensando e sonhando em várias línguas

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s