San Sebastián de La Gomera by Leo-setä on FlickrQuando não havia telefone nem estradas, muitos moradores de La Gomera, nas Ilhas Canárias (Espanha), se comunicavam por assobios em situações urgentes. Com o tempo, esse tipo de linguagem foi caindo em desuso, especialmente após os anos 70. Alunos começam aprendendo a assobiar frases simples, como dizer “bom dia”.

Mas agora, uma escola local vem retomando a tradição. Todos os alunos têm aulas de “assobio Gomera”. Eles começam aprendendo a assobiar frases simples, como “bom dia” e “boa tarde”, além do próprio nome. O professor Lino Rodríguez diz que as crianças às vezes se cansam, mas conta que o segredo é assobiar bem devagar.

A vantagem do assobio praticado no local é que ele pode ser ouvido a até 3 quilômetros de distância. Não se sabe ao certo a origem do assobio, mas a hipótese mais provável é a de que ele tenha sido trazido da África. Moradores da ilha aprovam a ideia de que uma prática da época de seus avós seja recuperada na escola.

Ainda que na era da comunicação o assobio não tenha mais uma função prática, para os locais é importante que a tradição não se perca. Ninguém sabe se a tecnologia vai fazer o assobio desaparecer, mas, no momento, as aulas garantem que seu som continuará a ser ouvido ilha afora por mais alguns anos.

Fonte: BBC Brasil

Anúncios

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s