International Year of the World's Indigenous People, 1993Cerca de metade das 7.105 línguas conhecidas atualmente está ameaçada de extinção, segundo relatório da UNESCO. Segundo os lingüistas, isso não é uma tragédia apenas para os falantes e suas comunidades, a ciência também sofre muito com a crescente morte de línguas, que consigo levam um conhecimento acumulado que jamais poderá ser recuperado.

Por esse motivo a Fundação Volkswagen desenvolveu em 1999 o Programa para a Documentação de Línguas Ameaçadas (DoBeS, na abreviação em alemão). Desde seu inicio, o programa tem conseguido documentar e analisar línguas até então desconhecidas, e em boa parte aquelas que possuem apenas registros orais.

Todos os registros multimídia estão arquivados em Nijmegen, cidade holandesa na fronteira com a Alemanha. Com isso, o programa consegue oferecer cursos regulares onde são ensinados métodos e tecnologias disponíveis para a documentação lingüística, bem como apoio para instituições que tenham interesse em construir seu próprio centro de documentação.

Um estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos E.U.A., aponta que a cada 14 dias morre uma língua, taxa que tende a crescer nos próximos anos. Assim, do número atual passaríamos a apenas 600 dentro de 90 anos.

De acordo com a UNESCO, o Brasil possui cerca de 190 línguas ameaçadas de extinção, em geral por se restringirem a pequenos grupos indígenas ou comunidades isoladas. Cerca de metade das línguas existentes são faladas por comunidades com população inferior a 2.500 pessoas. Também segundo estudo da UNESCO, uma língua precisa ter pelo menos 100.000 falantes nativos para conseguir passar de uma geração a outra.

Para conhecer o programa, acesse: DoBeS

Anúncios

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s