People by sebilden on FlickrA Suécia acaba de ganhar um pronome de gênero neutro. O pronome “hen” irá permitir falar e escrever sobre uma pessoa sem incluir referência ao seu gênero. Neste mês, a palavra deu um grande passo no sentido de ter seu uso ampliado ao ser incluída na Enciclopédia Nacional do país.

A maioria das línguas já possui um pronome de gênero neutro, mas em sueco havia até então apenas os pronomes correspondentes a “ele” e “ela”, mas não um com o qual pudesse se referir a uma pessoa sem sugerir seu sexo. Os autores queriam uma palavra que pudesse descrever uma pessoa hipotética de forma mais precisa do que “ele” ou “ela”. A palavra também é útil para se referir a alguém que não se identifica com os papéis tradicionais de gênero.

“Hen” é uma versão modificada das palavras suecas “han” e “hon”, respectivamente “ele” e “ela”. O pronome tinha sido criado por lingüistas na década de 60, e agora já aparece em algumas revistas do país e até mesmo em um livro infantil, o Kivi och Monsterhund (“Kivi e o carro monstruoso”), que suprimiu o “han” e “hon” a fim de, segundo seu autor, Jesper Lundqvist, poder dirigir-se às crianças de um modo geral, sem distingui-las entre meninos e meninas.

Quando se fala de neutralidade de gênero, a Suécia é um dos países mais progressistas do mundo. A Suécia tem a mais alta porcentagem de mulheres trabalhando, a Associação Sueca de Boliche está prestes a ter homens e mulheres competindo nos mesmo eventos, lojas de roupa nem sempre separam seções em masculino e feminino e há até mesmo uma pré-escola dedicada a eliminar a divisão de gênero.

Apesar de todos os caminhos tomados pela Suécia para a desconstrução das noções de gênero, a língua anda num ritmo mais lento para poder identificar pessoas de uma melhor forma do que apenas dividir em masculino ou feminino. O país tem regulamentações sobre como os pais podem nomear seus filhos, com a maioria das escolhas sendo específicas para um gênero. Apenas 170 nomes unissex são permitidos. Recentemente, ativistas têm pressionado o governo para permitir que os pais escolham um nome para seus filhos sem levar em conta o gênero.

É claro que há suecos contrários a essas idéias, como o autor Jan Guillou. Ele atribui a popularidade de “hen” a “ativistas femininas que querem destruir a língua”. Os críticos não conseguem ver uma razão para haver um gênero neutro, já que o país já conta com uma série de medidas que visam a igualdade dos gêneros.

De qualquer forma, os fãs de “hen” acreditam que a verdadeira igualdade não pode ser alcançada a neutralidade do gênero, Enquanto a única possibilidade for a distinção entre masculino e feminino, os estereótipos continuarão a ser perpetuados. Quando se fala sobre uma pessoa, é fácil evitar mencionar sua idade, etnia e sexualidade, mas as próprias convenções da língua induzem aos rótulos de “ele” ou “ela” durante a conversa.

Fazer “hen” popular pode não ser tão fácil. Depois de uma vida inteira dizendo “han” ou “hon”, mudar para “hen” requer quebrar um hábito. Ainda assim, mesmo que a maioria não adote “hen” em seu vocabulário, ter uma alternativa disponível é mais uma etapa em direção a neutralidade de gênero na Suécia.

Traduzido e adaptado de: Care2 – Sweden Adopts a Gender-Neutral Pronoun

 

Anúncios

5 comentários em “Suécia adota pronome de gênero neutro

    1. Thiago, de um ponto de vista geral pode nao parecer uma mudanca tao grande, mas quando se trata de generos, muda muita coisa, pelo óbvio. “ele” ou “ela” sao denominacoes diretamente relacionadas à identidade de genero, o que nao contempla, por exemplo, transsexuais.

      É claro que na Suécia isso vem acompanhado de uma série de medidas nesse sentido, por isso acredito que para nós seja um pouco mais dificil de compreender a importancia dessa mudanca.

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s