妞 litlle china girl by Samuel Huron on FlickrUm novo infográfico mostra que o chinês será em breve a língua dominante na internet, ultrapassando o inglês. No final de 2011, 27% do conteúdo da web era em inglês, enquanto 24% em chinês, Apesar disso, os criadores dos gráficos apresentados abaixo lamentam que a internet continue a ser monolíngüe. “Isso pede uma aproximação mais multilíngüe da web”, dizem.

Atualmente a Ásia conta com 45% de todos os usuários da web, mesmo que apenas 26% dos 3,5 bilhões de habitantes do continente estejam online. Isso significa que ainda há muito espaço para crescer.

Global-Multilingual-web-01

O gráfico abaixo, em três camadas, mostra a propagação das línguas na web em 2000, 2005 e 2011. Na década passada o inglês já tinha começado a sofrer uma grande queda: de 39% de todo o conteúdo da internet, passou a apenas 27% no final de 2011. Continua sendo a língua franca da internet, mas agora com uma pequena vantagem em relação ao chinês (ZH), que cresceu 15% nesse período.

Global-Multilingual-web-03

Claramente o chinês irá se sobrepor ao inglês como língua predominante do mundo online em pouco tempo. Considerando a taxa corrente de crescimento, é provável que isso aconteça em meados de 2014. Tal crescimento ocorreu num período no qual a maioria das outras línguas ficou estagnada, o que ocorreu porque nos países onde são faladas já havia um grande percentual de pessoas online.

É importante salientar que a China tem presenciado um crescimento gigantesco em seu número de usuários. Em apenas 3 anos, o país ganhou mais usuários do que o número presente nos Estados Unidos atualmente.

Outras línguas estão sendo pressionadas. O espanhol foi de 7% em 2000 para 5% em 2011. No caos do alemão, a queda foi maior ainda, passando de 8% para 4% do total do conteúdo web. Em compensação, línguas como o português conseguiram dobrar sua presença online, saindo de 2% para 4%. Esses números são globais, e olhando determinadas ferramentas em particular, notamos uma situação bem diversa. No Twitter, a prevalência é do japonês, coreano e indonésio.

Traduzido e adaptado de: TechinAsia

Anúncios

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s