A região conhecida como Europa Oriental abriga uma vasta extensão de terras, que traz muitas controvérsias em relação aos países que a compõem. Essa discussão gira mais exatamente em torno do termo ‘Leste Europeu’, que tem raízes históricas, e não geográficas. Discussões à parte, consideremos Europa Oriental apenas geograficamente, ou seja, o grupo de países situados à leste da Alemanha e Áustria.

Em sua maioria de raízes eslavas, os países dessa região possuem nomes bem peculiares, e que trazem cada um pouco da história e visão de mundo desses povos. É o que podemos conferir nos exemplos abaixo:

Albânia | Armênia | Bielorrússia | Bósnia e Herzegovina | Bulgária | Croácia | Eslovênia | Estônia | Finlândia | Geórgia | Grécia | Polônia | República Tcheca | RomêniaUcrânia

Albânia

Albanija Shqiperia Albania Albanija Veshje popullore Grash (Dieber). Regional womwn's dresses (Dibra) by Morton1905 on FlickrAssim é conhecida em boa parte das línguas. O nome vem do latim albus, que significa branco, em relação às montanhas cobertas por neve desse país, que é repleto delas. Em albanês, Shqipëria, que significa ‘terra das águias’, aliás, o símbolo presente na bandeira albanesa.

Armênia

Armenia by pimberg on FlickrEm armênio De Hayk o Hayastán (País de Hayk), nativos do reino Urartu (correspondente ao bíblico Monte Ararat). Do antigo persa, a palavra Armina provavelmente está relacionada com os sírios. A bíblia menciona o povo Minni, de origem desconhecida e que habitou as redondezas do lago Urmia, que está localizado em território hoje pertencente ao Irã. Há especulações de que o nome tenha vindo de Harminni (a região montanhosa de Minni).

Bielorrússia

Young people display national flags in Minsk by belarusian on FlickrEm bielorrusso Беларусь (Rússia branca). Há várias histórias para a origem do nome, mas uma das mais aceitas é a que se refere à área da Europa Oriental coberta por neve e habitada por povos eslavos. Há ainda uma vertente que afirma vir o nome da época em que boa parte das terras da região havia sido conquistada pelos tártaros, exceto territórios que hoje compõem a atual Bielorrússia. Assim, faria referencia a uma Rússia livre (já que bel ou biel, em russo, também significa livre).

Bósnia e Herzegovina

052606110633-Mostar-Bosnia i Herzegovina by PnP on FlickrEm bósnio Bosna i Hercegovina, que fazem referencia a duas regiões históricas que nao correspondem exatamente ao que compõe hoje o país. Bosna é um rio bósnio, localizado próximo à capital Sarajevo. Herzegovina, a parte sul da nação, tem seu nome relacionado a um título de nobreza alemão, Herzog (correspondente a Duque), acrescido de ovina (terra). O nome teria sido atribuído por Stephen Vukčić Kosača, nobre bósnio que se autoentitulava senhor daquelas terras.

Bulgária

Bulgaria IMG_8685 by opalpeterliu on FlickrProvém da tribo dos búlgaros, que por sua vez tem o nome provavelmente originado em Burg (no alemão, castelo). Os bulgars (aqueles que mantinham as fortalezas) viviam no extremo norte das províncias balcânicas. Ainda há a associação de bulgar ao rio Volga, na Rússia, fazendo referência ao povo que vivia nessa região antes de migrar para os Bálcãs.

Croácia

Croatia - Stari Grad by zsoolt on FlickrUma latinização de Hrvatska (nome do país em croata), que por sua vez acredita-se vir de horvat (vaqueiro, montanhês), em referência aos antigos povos da região.

Eslovênia

Slovenia by phault on FlickrDo eslavo slavs, nome possivelmente atribuído ao povo que vivia nessa região, a mais a oeste das nações eslavas do sul.

Estônia

Eesti Lastekirjanduse Keskus by Egnaldo Oliveira on FlickrVersão latina da palavra germânica Estland (terra do leste). Essa se deriva do nome do país em estoniano, Eesti, que por sua vez faria referência ao povo Aestii, nômades que viviam em regiões que hoje compreendem a Finlândia e a própria Estônia.

Finlândia

Turku - Finnland - JCI Junior Chamber International by pixel0908 on FlickrDo germânico antigo Finn (que pode significar caçador). Os suecos colocaram esse nome em alusão às tribos fínicas que habitavam a região. Os finlandeses, por sua vez, chamam seu país de Suomi, que tem origem incerta, mas é possível que venha da palavra báltica zeme (terra, país). Suo, em finlandês, significa pântano, podendo ser essa outra explicação (de suomma, terra dos pântanos).

Geórgia

Tbilisi - Georgië by Rita Willaert on FlickrEm georgiano Sak’ art’ velo, homenagem ao deus pagão Kartlos, ‘pai’ legendário de todos os georgianos. Também pode derivar do árabe jurj e do persa gurj, ambos significando ‘montanhoso’.

Grécia

KERAMOUTI HARBOUR. GREECE by ronsaunders47 on FlickrDo latim graecos, em grego Ελλάδα (Elláda), que significa terra de luz, que se referencia ao deus grego do Sol, Helios.

Polônia

Pier in Sopot, Poland by Nico Trinkhaus on Flickr

Em polonês Polska, do eslavo ocidental Polanen, em referência a um antigo povo que habitou a região no século V. Em sua maioria, os polanen eram lavradores. ‘Pole’ em polonês significa campo, roça.

República Tcheca

Prague

Seu nome faz referência aos checos, etnia eslava que habitava desde o século 6 a região onde hoje se localiza a República Tcheca. O nome da etnia, por sua vez, tem origem no líder mítico Čechque teria conduzido os checos em uma grande migração até chegarem a essa região.

Romênia

Cazinoul din Constanţa, România by Gaspar Serrano on Flickr

O território que hoje compreende a Romênia era parte da Dácia, uma das antigas províncias do Império Romano. Esse território, por sua vez, era chamado em latim de Romania.

Ucrânia

Kosiv by Juanedc on Flickr

O nome vem do antigo eslavo oriental ukraina, que significava ‘região de fronteira’ ou ‘fronteira militar’.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s