Pel futur by Santi on FlickrUma recente decisão do tribunal catalão provocou polêmica sobre qual língua deve ser ensinada nas escolas da região. Até agora, todos os alunos da Catalunha têm sido ensinados em catalão. Mas uma nova lei diz que, se uma criança quer ser ensinada em espanhol, então toda a classe deve seguir.

A ministra catalã da Educação, Irene Rigau, acredita que a decisão é ridícula: “. Nós garantimos o direito de cada família para pedir atenção individual em escolas de ensino fundamental e primário, mas esse direito não pode afetar os direitos de outras famílias”, disse ela.

A plataforma de escolas catalãs diz que apenas 17 famílias pediram a mudança, o que não é justo com milhares de outros alunos. No entanto, seu porta-voz Josep Maria Cervello não está muito preocupado, porque diz que “a decisão não vai mesmo ser aplicada”.

Fora do sistema de ensino, alguns vêem a decisão como um ataque contra tentativas recentes de Catalunha para ganhar mais independência.

Um membro da esquerda catalã foi expulso do parlamento nacional em Madri, por falar em catalão depois de protestar  para que a decisão seja aplicada lá também. Ou seja, se um aluno de Madri quiser ser ensinado em catalão, toda a classe também deve segui-lo.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s