I kept Silent by auntjojo on FlickrAmeaçada é uma palavra que geralmente associamos com espécies animais, mas algumas línguas também estão chegando ao fim. Existem ao total mais de 7 mil línguas vivas, de acordo com o Ethnologue, um catálogo internacional que acompanha a evolução e distribuição das línguas em todo o mundo.

Mesmo com tamanha diversidade, algumas dessas línguas correm sério risco de serem extintas e esquecidas. É estimado que, caso a morte de línguas continue no ritmo atual, metade das línguas do mundo podem sumir do mapa até o final deste século. Enquanto algumas dessas línguas contam com milhares falantes para mante-las vivas, outras estão confinadas em vilas isoladas e possuem apenas alguns poucos nativos.

Catalogue of Endangered Languages é um projeto que visa aumentar a quantidade de informacoes a respeito das línguas ameacadas ao redor do mundo. Mais uma iniciativa que visa preservar a diversidade linguística de nosso planeta e assim toda a cutura e conhecimento atrelados a essas línguas. Abaixo listamos algumas dessas línguas e a situacao na qual se encontram atualmente:

Gaélico irlandês

Conta atualmente com cerca de 40 mil falantes nativos, com comunidades na Irlanda, onde o irlandês é falado com língua primária. O governo local tem feito um esforço contínuo para que a língua seja aprendida por estudantes irlandeses. Mesmo assim, o gaélico irlandês é classificado como vulnerável.

Krymchak

Também conhecida como tártaro judeu-crimeano, essa língua é falada na república autônoma da Crimea, na Ucrânia. Acredita-se que apenas os nascidos durante ou antes dos anos 1930 mantiveram fluência na língua, restando atualmente cerca de 200 falantes nativos, segundo dados de um censo realizado em 2007.

Okanagan-Colville

Essa é uma das centenas de línguas nativas da América do Norte que são consideradas em ameaça de extinção. Falada em comunidades na província de British Columbia, no Canadá, tem apenas 150 nativos restantes.

Ts’ixa

Falada em Botswana, seus nativos estão concentrados em apenas uma vila, a pequena Mababe, no norte do país. A estimativa é de que haja atualmente menos de 200 falantes nativos, em sua maioria adultos. As crianças locais se sentem mais confortáveis falando Setswana ou inglês, línguas nas quais são educadas.

Ainu

É a língua do povo Ainu, um grupo nativo do Japão. A língua Ainu está extremamente ameaçada, visto que restam apenas cerca de 10 falantes nativos, estando todos em idade avançada. Apesar dos esforços para registrar e catalogar a língua, o conhecimento transmitido por esses falantes não é suficiente para sustentar o uso do Ainu quando todos os nativos morrerem.

Rapa Nui

Algumas línguas estão ameaçadas por terem seus falantes isolados em ilhas. Rapa Nui é uma delas. É falada na Ilha de Páscoa, na Polinésia, por cerca de 3390 nativos, mas o espanhol está se transformando na língua dominante entre os moradores da ilha.

Yagan

Uma língua indígena do Chile da qual resta apenas um falante nativo certificado. Isso não significa que os outros não sejam familiares com a língua, mas não são fluentes ou falantes regulares dela.

Saami

Essa não é apenas uma língua, mas uma família lingüística que inclui ao menos dez diferentes variações. Essas línguas são comumente chamadas de urálias e são faladas ao norte da Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. Enquanto algumas dessas línguas possuem alguns milhares de falantes, a maioria delas é considerada criticamente ameaçada e contam apenas com algumas dezenas de falantes, ou nem isso. Em sua maioria são faladas apenas dentre as famílias e mantidas em canções populares e cerimonias.

Traduzido de: mental_floss – 8 Endangered Languages That Could Soon Disappear

Anúncios

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s