luxembourg-city-luxembourg-by-lendog64-on-flickrDe acordo com a Eurostat, organização estatística da União Européia, 99% dos habitantes de Luxemburgo falam uma língua estrangeira, o maior percentual do continente. Luxemburgo é um pequeno Estado soberano localizado entre a Alemanha, a França e a Bélgica, com uma população de pouco mais de meio milhão de pessoas.

A pesquisa mostra ainda outros países onde falar apenas uma língua é quase exceção: na Lituânia 97% dos habitantes falam mais de um idioma, seguida da Latvia (95%), Dinamarca (94%) e Eslovênia e Suécia (92% cada). Na parte de baixo dessa lista aparecem a Espanha, que tem apenas 51% de seus habitantes falantes de uma segunda língua, Bulgária (39%) e Hungria (37%).

Contrariando a tendencia européia (e mundial) do inglês como segunda língua mais falada, em Luxemburgo o alemão aparece nessa posição. No país há três idiomas oficiais: o próprio alemão, o luxemburguês (uma língua germânica) e o francês. Lá se aprende francês e alemão na escola, desde o primário, o que faz o resultado não ser nenhuma surpresa.

A Eurostat traz ainda em sua pesquisa outros dados sobre o conhecimento linguístico dos europeus: se levada em consideração a população em idade economicamente ativa (25 a 64 anos), a ilha de Malta é onde os habitantes mais tem segurança sobre seus conhecimentos de inglês, com 53% afirmando serem proficientes. Em sequencia, temos a Suécia (43%), Chipre (41%) e Dinamarca e Holanda (36% cada). Os níveis mais baixos de conhecimento do inglês estão na Alemanha, onde apenas 16% dos pesquisados afirmaram dominar o idioma, seguido da França (13%) e Itália (10%).

Clique aqui para acessar o estudo completo
Anúncios

Um comentário em “Luxemburgo, o país dos poliglotas

  1. Chega ser surreal imaginar esses dados, mas o fato de ser um país multilíngue com mais idiomas oficiais explica o inglês não ser o segundo idioma mais falado.
    Olhando os nomes dos países da pra ver que estão no topo da lista em qualidade de educação, quem sabe um dia o brasil não chegue nesse nível né! Ele também é cercado de países que falam espanhol, há chances de aparecer mais bilíngues ou até poliglotas.


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s