Aqui estão indicados livros importantes relacionados à língua, linguística e estudos linguísticos em geral. Em grande parte são recomendados a um público específico, como estudantes de letras e sistemas de linguagem, além de professores de idiomas. Os demais públicos podem ter dificuldade para a compreensão de termos e conceitos técnicos, embora isso não afete o entendimento global dos textos.

Lingua e realidade, Vilém Flusser

Trata-se de uma obra-prima por ser o primeiro livro desse pensador e, também, por ser um livro absolutamente ímpar. Nunca antes e nem depois discutiu-se uma filosofia da língua como neste trabalho, baseado não apenas na informação de um erudito como também na vivência de um poliglota exilado. Língua e realidade foi escrito em português por um filósofo tcheco que usualmente escrevia em alemão. A partir da sua redação, Flusser sentiu-se incorporando o português como uma terceira língua materna.

Anatol Rosenfeld, ao resenhar Língua e realidade em 1964, discordou das teses de Flusser mas, ao mesmo tempo, recomendou a leitura do seu livro, que considerou “magistral”. Reconheceu no trabalho intuições profundas e percebeu nas análises modelos de argúcia. Pela originalidade, considerou-o um livro poético, formulando talvez o elogio mais perseguido pelo próprio filósofo.

Malcomportadas línguas, Sirio Possenti

As reflexões contidas em Malcomportadas línguas, série de exercícios de análise que Sírio Possenti, linguista e professor da Unicamp, vem publicando nos últimos anos, são sempre motivadas por um fato de linguagem ou um palpite mais ou menos infeliz sobre questões de língua. Ao contrário da viciada mania dos gramatiqueiros, estes textos propõem um olhar diferente sobre fatos de língua, sejam os corriqueiros, sejam aqueles aos quais a escola dedica inutilmente seu tempo.

Malcomportadas línguas volta com outros textos, mas com a mesma orientação da edição anterior: denunciar o pensamento único e generalizadamente atrasado em relação às línguas. Trata-se de pequenas análises, sem pretensão de exaustividade e mesmo de grande precisão. A idéia é mudar a direção do olhar, geralmente incapaz de observar mesmo poucos dados com o mínimo de cuidado e de precisão.

Curso de Linguística geral, Ferndinand de Saussure

Obra póstuma do autor, inaugura a fase estruturalista dos estudos da linguagem. Traz os pressupostos teórico-metodológicos dessa escola que acabam influenciando outras ciências sociais. Saussure morreu prematuramente em 1913. Após sua morte, seus alunos buscaram o arquivo de notas do mestre no intuito de publicar um livro que apresentasse a doutrina exposta em seus cursos e que abria novos horizontes para a linguística. Contudo, as buscas foram frustradas e nenhuma nota foi encontrada. Assim, liderados por Charles Bally e Albert Sechehaye, resolveram compilar e comparar as notas dos alunos feitas durante as aulas. Esse trabalho culminou na obra Curso de Linguística Geral, publicada em 1915, ainda hoje leitura obrigatória para todos os estudantes e pesquisadores de linguística.

Preconceito lingüístico: o que é, como se faz, Marcos Bagno

O livro denuncia a existência de uma série de mitos infundados que entram na composição do arraigado preconceito lingüístico que vigora na sociedade brasileira. Desmascarando um por um desses mitos, o autor mostra de que maneira a mídia e a multimídia, na contramão dos estudos científicos atuais sobre a linguagem, estão colaborando para perpetuar e aprofundar esse preconceito. A obra tem sido amplamente adotada em cursos de Letras, Educação e Comunicação de diversas universidades Brasil afora.

Marcos Bagno reitera seu discurso em favor de uma educação lingüística voltada para a inclusão social e pelo reconhecimento e valorização da diversidade cultural brasileira. Combater o preconceito lingüístico na escola implica, ao mesmo tempo, ampliar o repertório verbal dos aprendizes, garantindo a eles, antes de tudo, o acesso a múltiplas formas de falar e de escrever, desde as manifestações mais espontâneas e autênticas da cultura popular até o cânone literário e a cultura erudita.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s